NOVO SITE NEEC/AAC

quarta-feira, abril 30, 2008

Barragens: "É muito difícil" que avancem projectos fora do Plano Nacional - responsável da EDP


Coimbra, 29 Abr (Lusa) - Um responsável da EDP considerou hoje "muito difícil" que venham a ser viabilizados eventuais projectos hidroeléctricos fora do Plano Nacional de Barragens (PNB), apresentado pelo Governo.

"Os dez projectos postos a concurso já têm uma avaliação ambiental estratégica. Os que surgirem foram deste lote vão ter mais problemas", disse à agência Lusa Luís Lopes dos Santos.
Este representante da Direcção de Desenvolvimento de Negócios da EDP-Produção falava no Pólo II da Universidade de Coimbra (UC), no final de uma conferência que proferiu, subordinada ao tema "Aproveitamentos Hidroeléctricos - Os Novos Projectos da EDP".
Reafirmando o que já tinha respondido, na fase de debate, a um docente do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Luís Lopes dos Santos frisou, no entanto, que "não é de todo proibido apresentar e analisar propostas alternativas" para construir barragens não previstas no Plano Nacional.
O orador sublinhou que o PNB envolve dez barragens, cumprindo à partida todas elas as exigências ambientais no plano legal.
Por exemplo, segundo o responsável da EDP, "nenhum desses projectos está na Rede Natura 2000".
"É muito difícil, mas não quer dizer que só estas barragens é que se podem fazer", acentuou, afastando uma eventual exclusividade da EDP nas candidaturas para a construção dos empreendimentos hidroeléctricos.
Na escolha dos locais para implantar os dez projectos que integram o PNB, "procura-se duas coisas": a existência de água em abundância e a queda.
Ou seja, explicou, o desnível que imprime à corrente a força necessária para mover as turbinas da central e, assim, produzir energia em quantidade que justifique o investimento.
A intervenção de Luís Lopes dos Santos integrou o programa "Conferências @ DEC", uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da Associação Académica de Coimbra, a decorrer até quarta-feira no auditório do Departamento de Engenharia Civil da UC.
O novo Plano Director Municipal (PDM) de Coimbra, o projecto de mobilidade da Metro Mondego para Coimbra e o Ramal da Lousã, as travessias do rio Tejo e o novo aeroporto de Lisboa são alguns dos temas em debate.
CSS.
Lusa/Fim
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2008-04-29 17:40:03

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=342849&visual=26&tema=4

Sem comentários:

Agenda NEEC/AAC