NOVO SITE NEEC/AAC

quinta-feira, abril 16, 2009

O PILAR


4 comentários:

Unknown disse...

Queria deixar aqui um pequeno comentário á ultima edição o pilar. é inadmissível que um Núcleo de Estudantes copere com textos acima de tudo XENÓFOBOS!!!

Rui disse...

Acho completamente desnecessário o artigo do colega "Edgar Preto". Compreendo que com os seus artigos queira incluir uma certa dose de sátira e humor, mas acho completamente rídicula a falta de respeito que demonstra para com os seus colegas (no caso desta edição, principalmente para com os colegas de Eng. do Ambiente). Demonstra assim os fracos recursos intelectuais por parte do autor para conseguir realizar um texto com algum nexo, bom senso e tudo aquilo que um bom artigo de opinião deve conter.
Aconselho o senhor "Edgar Preto" a restringir-se ao seu blog e a deixar de escrever no jornal que pretende, acima de tudo, informar-nos a nós estudantes e a representar-nos.

A responsabilidade, no entanto, pertence, não a quem escreve, mas sim a quem publica e a quem permite a publicação. Assim sendo, acho que um comunicado por parte do núcleo não vos ficaria nada mal mesmo com um pedido de desculpas formal aos estudantes em geral, em particular aos colegas de Eng. Ambiente.

Como eu já tinha referido aquando da primeira edição do pilar deste mandato, "quantidade não é sinónimo de qualidade". Prefiro ler um bom jornal (do principio ao fim) que ler 3 ou 4 jornais com estes textos ridiculos.

Passem bem e tenham em consideração estes comentários, cujo objectivo passa, numa primeira instância, por melhorar o jornal e o serviço que este pretende prestar.

Cumprimentos

Paulo Coelho disse...

Como Professor do DEC, onde o Núcleo responsável pela publicação se insere, e membro da ACIV, que patrocina a publicação, não posso deixar de manifestar o meu total repúdio pelo artigo de opinião publicado na última edição de O Pilar.

Embora querendo acreditar que o texto seja revelador mais de falta de bom gosto, imaginação e qualidade literária do que de atitudes xenófobas ou desrespeitosas para com vários alunos de Engenharia Civil e de Engenharia do Ambiente, considero que algumas partes do texto são totalmente inaceitáveis numa publicação desta natureza. O nosso Departamento tem de ser um local onde, se possível ainda mais do que na nossa Sociedade, se respeitem diferentes opções académicas e políticas, raças, nacionalidades, crenças, estilos, opiniões e, já agora, cortes de cabelo ou formas de viver ou vestir. Não cabem neste Departamento elementos que assim não pensem!

Acredito que todos podemos errar... mas, no projecto como na vida, há princípios que não podem ser esquecidos! Um Engenheiro que não conhecer esses princípios não será nunca um bom profissional nem um bom elemento na Sociedade.

Paulo Coelho (ex-emigrante em Inglaterra, enquanto estudante)

PS: no contexto das citadas relações ecológicas, a relação da Engenharia do Ambiente com a Engenharia Civil classifica-se como Protocooperação e nunca como Parisitismo.

Tomás disse...

Não há muito mais a acrescentar ao que foi dito. Fica aqui registado o meu desagrado para com este artigo do "edgar preto" e a clara intenção de que não me reconheço minimamente no que nele se diz.
Eu percebo que se tente introduzir um texto mais light, mas isto é um ataque a quem partilha connosco o departamento e são em muitos casos nossos amigos.
Choca-me ainda mais que pessoas já relativamente crescidas não conheçam o conceito de partilha. É preocupante!
Mais, desagrada-vos que o Núcleo de estudantes de Eng. do Ambiente possa ter o seu espaço próprio, porque roubou espaço de secretárias com pc's avariados, mas agrada-vos ver passar nas escadas "as doutoras" de ambiente...
Resta-me dizer que a culpa não é de quem escreveu o artigo, mas em último caso de quem permite que o publiquem!
Aprendam com este enorme erro! É lamentável...

Cumprimentos,
Pedro Tomás

Agenda NEEC/AAC