NOVO SITE NEEC/AAC

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Universidade recebeu estudantes estrangeiros


Welcome Day II

Universidade recebeu estudantes estrangeiros

O primeiro momento da iniciativa Welcome Day II decorreu ontem, junto à Porta Férrea, pelas 11H45, com um encontro de cerca de 100 estudantes, oriundos de países como Brasil, Polónia, Inglaterra, França, Turquia, Alemanha, Dinamarca, entre outros.
A iniciativa, surge com a finalidade de facilitar a integração dos alunos estrangeiros na universidade, na vida social e académica. Ontem, chegaram os primeiros 100, mas, são esperados cerca de mais 200 novos alunos neste segundo semestre do ano lectivo 2007/2008, ao abrigo de programas de mobilidade como o Socrates e Erasmus.
Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Viviane Gehlen, de 26 anos, uma das jovens estudantes e natural do Brasil, explicou que o motivo de ter escolhido a Universidade de Coimbra (UC) advém "da indicação de colegas que passaram pela cidade nas mesmas circunstâncias e que ficaram com saudades", e essencialmente "por se tratar de um excelente ensino, com muita qualidade".
Viviane Gehlen espera "poder aprofundar os seus conhecimentos históricos sobre a cidade, porque ela tem muito para mostrar e apreciar". Ufuk, uma outra jovem estudante, de 21 anos, natural da Turquia, explicou ao DIÁRIO AS BEIRAS que o "facto de ter estado no Brasil um ano facilitou a sua opção por Coimbra", visto que, "aprendeu a falar português". Para esta jovem turca, "Coimbra é uma cidade pequena, mas tem muita história", por isso, durante os seus primeiros 15 dias, já aproveitou para "ir a festas, visitar as igrejas e passear junto ao rio".
Os jovens estudantes foram recebidos na reitoria por Cristina Robalo Cordeiro. A vice-reitora para as Relações Internacionais da UC deu as boas vindas aos novos estudantes e sublinhou que "estes são ilustres continuadores de uma enorme tradição, pois qualquer que seja a razão para se escolher a universidade, ela é boa, porque que se trata de uma das mais antigas da Europa".
Cristina Robalo Cordeiro adiantou que, "nos lugares de convívio, o português será uma língua a progredir muito depressa". Porém, alertou os estudantes "para que sejam assíduos às aulas". Na cerimónia de recepção participaram também, Filomena Marques de Carvalho, chefe da divisão de Relações Internacionais, e Miguel Rio, presidente da Associação Socrates/Erasmus, da UC.


Fonte: Diário das Beiras

Sem comentários:

Agenda NEEC/AAC