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quarta-feira, julho 18, 2007

FCTUC estuda causa dos acidentes rodoviários em Lisboa

A FCTUC está a realizar um estudo na cidade de Lisboa, com o qual pretende contribuir para a redução do número de acidentes rodoviários. «Quase 50 por cento das mortes nas estradas ocorrem em zonas urbanas», lembra o coordenador do trabalho.

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), liderada por Picado Santos, está a desenvolver um estudo sobre segurança rodoviária em Lisboa, no âmbito de uma parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, cujo objectivo é reduzir o número de acidentes rodoviários em zonas urbanas. «Cerca de 60 a 70 por cento dos acidentes rodoviários registados ocorrem nas cidades, onde se registam 40 a 50 por cento das vítimas mortais», alerta Picado Santos. O professor catedrático da FCTUC justificou a escolha de Lisboa com o facto de se tratar da cidade «mais complexa» em matéria de ambiente rodoviário e mostra-se esperançado de que a identificação e análise das malhas urbanas mais problemáticas e consequente definição de prioridades para intervenção nessas zonas permitirá reduzir substancialmente o número de acidentes.

Picado Santos dá como exemplo «uma pequena medida», aplicável em todas as cidades, e que diz respeito aos atropelamentos. «Há muitos a 5, 10 metros das passadeiras, porque o peão atravessa inadvertidamente. Se nesse local colocarmos três ou quatro pilares pequenos, unidos por uma corrente, canalizamos os peões para a passadeira e, provavelmente, diminuem os acidentes nesses locais», explica. Neste momento, os investigadores da FCTUC estão a proceder ao levantamento do estado físico de toda a rede viária da zona urbana de Lisboa (arruamentos, rotundas, cruzamentos, passadeiras, etc) e a recolher informação, dos últimos três anos, sobre os locais com maior densidade de ocorrência de acidentes, a gravidade dos mesmos e a identificação de manobras que estiveram na sua origem. A segunda fase do trabalho passa pelo desenvolvimento de um modelo fiável de previsão da sinistralidade, estabelecendo padrões de ocorrência dependentes da infra-estrutura física, do comportamento do tráfego, dos condutores e dos peões. «O objectivo é, aplicando o modelo a qualquer zona urbana, definir quais as medidas preventivas de intervenção na infra-estrutura física e/ou na reorientação e condicionamento da circulação dentro das localidades que têm uma probabilidade muito elevada de evitar ou diminuir significativamente a ocorrência de acidentes», adianta.No cômputo geral, o docente do Laboratório de Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC considera os ambientes rodoviários «bastante problemáticos» e diz que «a maioria das estradas secundárias, sob a alçada dos municípios, são de qualidade baixa e mal dimensionadas, necessitando de intervenções de fundo». «O manual que será elaborado no âmbito desta investigação será um instrumento precioso porque são identificados os problemas e definida uma solução de intervenção», conclui.

Notícia retirada do Diário de Coimbra

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