NOVO SITE NEEC/AAC
domingo, maio 25, 2008
Ruptura de uma conduta na barragem de Massingir
"Medo de enchente leva à evacuação de aldeias moçambicanas
Maputo, 23 Maio (Lusa) - Nove aldeias ao longo do rio Limpopo, em Moçambique, foram evacuadas devido ao receio de inundações provocado por uma ruptura na saída do tubo condutor que alimenta a central hidroeléctrica de Massingir, publicou nesta sexta-feira o jornal Notícias de Maputo.
O jornal, que cita a directora-geral da Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul), Olinda de Sousa, diz que a ruptura pode liberar um volume de mil metros cúbicos de água por segundo.
Olinda de Sousa admitiu que o rompimento pode ter sido provocado pela pressão da água represada, uma vez que a barragem não costuma armazenar um volume tão grande de água.
Situado na província de Gaza, o reservatório registrava, na quinta-feira, 122 metros de água, contra os 115 habituais. Apenas nas cheias de 2000 a represa registrou um nível de água similar, com um máximo de 124 metros.
Por conta das descargas efectuadas pela barragem de Massingir, o rio Limpopo transporta, neste momento, cerca de três mil metros cúbicos de água por segundo - valor considerado acima da capacidade de encaixe em seu leito."
in Agência Lusa
O vídeo pode ser visto aqui
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário