Realiza-se amanhã pelas 21:30 na Cantina dos Snacks um plenário que conta com a presença de elementos da Reitoria da Universidade de Coimbra, Administrador dos Serviços de Acção Social, Associação Nacional dos Funcionários das Universidades Portuguesas e demais comunidade universitária.
Esta iniciativa foi deliberada em Assembleia Magna do passado dia 22 de Maio e é mais um momento de discussão sobre o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. Esta oportunidade serve para toda a comunidade universitária discutir todos os temas relacionados com o documento de trabalho que está à disposição de todos.
Este documento altera em absoluto a forma das Universidades se relacionarem juridicamente com o Estado uma vez que se abre a porta à criação de Fundações Privadas as quais saem da esfera pública com todas as implicações que isso acarreta do ponto de vista da saída de funcionários do funcionalismo público e aumento exponencial das Propinas. Além disso, abre-se a porta à privatização de cantinas e residências.
Um outro aspecto fundamental é a perda de representatividade dos estudantes nos órgãos de gestão das Universidades e Faculdades. Reitor nomeado por órgão com um máximo de 20% de estudantes, fim do Senado Universitário e do Conselho Directivo são algumas das questões em cima da mesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário