O que gostariam de ver no Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil?
Aproveitem os comentários deste post para darem as vossas opiniões, tanto ao nível de pessoas que gostariam de ver cá, como das actividades que esperam ver realizadas.
Todas as opiniões são importantes!
38 comentários:
Na minha opinião, dever-se-ão organizar actividades que possam enriquecer os estudantes a nível curricular. Tentem inovar nos temas e orientadores das palestras, conferências e debates, uma vez que já andamos todos fartos de ouvir falar sempre do mesmo. Lembrem-se da famosa palestra que o arquitecto Souto Moura veio dar e que encheu a sala. O "nome" importa muito...
No entanto penso que não deve ser apenas ouvir os mais experientes na área e conhecer opiniões, acho que deve ser dada grande importancia a workshops ou até mesmo cursos intensivos com o intuito de ensinar a trabalhar com determinado tipo de engenhos, programas, etc.
Mudando de horário para o "nocturno" :) , uma das boas coisas destes encontros é o intercambio de experiencias entre os próprios estudantes, já espero os convívios e actividades "inter-universidades".
É uma óptima oportunidade de divulgar Coimbra, a FCTUC e o próprio curso...
Deixo como sugestão o convite aos projectistas da Ponte Pedonal Pedro e Inês, Adão da Fonseca e Cecil Balmond.
Esta ponte já é uma referência internacional por todas as suas características particulares.
Durante a fase de construção não foi promovida nenhuma visita nem conferência por parte do núcleo e do departamento, tirando o convite por parte da FEUP aos alunos do DEC para irem participar nos ensaios para a estabilização da mesma.
Agora que já está pronta e inaugurada acho que ainda vale a pena falar sobre ela.
Acho uma palhaçada tirarem os comentários que são contra ou que não são a dizer bem do encontro... O poder andar a subir a cabeça de mt gente...
Concordo com o ultimo comentador, no que ao apagar de comentários diz respeito. Coloquei este post para toda a gente poder dar a opinião, não será certamente a apagar que se "ouvirá" todas as opiniões.
No entanto, também não me parece que o comentador anónimo tenha estado bem...
O comentário que foi apagado pelo Custódio, apenas se limitava a insultar o próprio, sem qualquer conteúdo. Não me parece que será correcto termos a zona dos comentários cheio de asneiras e assuntos que nada têm a ver com os alunos do DEC.
Este espaço foi criado para toda a gente poder dar a sua opinião, de forma a se poder cada vez mais ir ao encontro dos interesses dos alunos.
Por isso, caro "anónimo" não se tratou de uma questão de subir o poder à cabeça ou não, mas sim de apagar conteúdos que em nada interessam aos participantes deste blog.
Aproveito para te pedir para deixares a tua opinião sobre o encontro nacional, e sobre o que gostarias de ver.
Caros colegas este blog foi criado com intuito de dar a conhecer as actividades do núcleo e não de o usar para mandar bocas porque se quiserem mandar bocas sejam capazes de as mandar pessoalmente e não em anónimo e ainda principalmente no blog que representa os estudantes de Eng. Civil. Neste post foi escrito um comment a gozar com uma pessoa por isso todo o tipo de comentários desse género serão excluídas. Nós estamos abertos a todo tipo de opiniões desde que não ataquem pessoalmente as pessoas, por isso deixem todo o tipo de sugestões e opiniões sobre este post ou qualquer um que venha a ser colocado aqui, que nós tentaremos encaminhá-los da melhor maneira.
saudações Académicas
eu ja agora gostava de saber o que se disse. se o comentario foi retirado porque estao aqui a discutir o conteudo de um coment sem ser identificado? ou isso ou pelo menos podiam tirar os dois ultimos direitos de resposta. um gajo vem aqui saber as ultimas e nao percebe patavina do que se esta a discutir. afinal o insulto foi qual e a quem?
Caros Colegas do NEEC... sou um estudante de civil, que não se identifica... E já coloquei comments aqui que foram apagados!!! pelo menos 2!! E NENHUM DELES FOI A INSULTAR NINGUEM DO DEC MUITO MENOS DO "NEEC".
Eu sou o autor do "Acho uma palhaçada tirarem os comentários.... etc"
E acho que não vão ter capacidade.. Já é tarde para criar um orgão só para isso, autónomo com inscrições abertas e anunciadas no bar.Mas pelo que vi, os actuais membros do `NEEC fizeram isso mas foi mais por "convites" aos "amigos". Quando a organização, neste capítulo, é discutível. Mas penso que os restantes alunos do DEC têm o direito, caso queiram, de trabalhar no encontro... ai sim, deve abrir inscrições e fazer reuniões abertas... Mas como o actual NEEC é um grupo muito fechado, não devem ser mts os interessados. Penso msm que o poder subiu a cabeça destas pessoas... e como já vi em vários casos, São moralmente e socialmente agressivos para com pessoas "extra grupo de amigos" coisa que o actual NEEC criticava na direcção anterior.
O vosso "mestre escovas" (n sei o nome do rapaz) Podia abrir inscrições para o /os convívios que certamente iram fazer, e n convidar os amigos do costume, que tiram lucro ao oferecer bebidas a torto e a direito... Que se ficam demasiado bebados e acontecem as cenas do costume que se viram no mega convívio e latada.
e nos outros grupos de trabalho fazer o msm!!! quem trabalha por gosto e vontade n faz merd*!!!
N sei mas certamente pesoas como o SR pedro abrantes (n me lembro do nome dos restantes) Já devem andar metidos nisto... Já que são extra núcleo sempre quero ver o que fazem...
estou mesmo a ver no que isto vai dar... enfim... nada a que já não se esteja habituado neste departamento... sabem que há mais maneiras de se ser reconhecido no futuro como por exemplo a estudar e a mostrar tanto empenho no curso como mostram na organização de convivios.
espero que no final do encontro consigam fazer uma avaliaçao positiva. pelo menos espero que sirva de alguma coisa... e sou outro anónimo que não "o das palhaçadas".
Não sei que raio de comentário foi esse, de dizer que apenas foram convidados os "amigos do escovas" para os convívios. Caso não saibas, todas as pessoas que trabalharam nos convívios e na latada, pertencem ao NEEC/AAC.
Fiquei bastante desiludido ao ler este tipo de comentários, que considero bastante injustos para o NEEC e para a organização do Encontro. Estou na organização deste mesmo encontro, e tenho-me fartado de trabalhar, para tentar ter o melhor encontro de sempre.
Quanto à solução proposta, de inscrições no Bar para os interessados, não me parece que tenha qualquer tipo de lógica, no início da organização do mesmo. Se o actual Núcleo foi eleito, sendo que uma das propostas era organizar o Encontro, não me parece lógico contar com muitas pessoas extra-NEEC, nesta fase da organização.
Para além disso, nesta fase organizativa, não seria conveniente contar com muita gente na organização deste mesmo, uma vez que apenas serviria para provocar confusão, tal como, deves ter noção.
Numa fase mais próxima do Encontro, obviamente que terá toda a lógica abrir inscrições para os interessados em trabalhar para o Encontro. Fico contente por haver gente interessada, e caso te identificasses, teria todo o gosto de ter uma conversa contigo sobre este mesmo Encontro, de forma a saber de que forma estarias interessado em colaborar. Fico à espera que te identifiques ou que venhas falar connosco e demonstres o teu interesse.
No entanto, talvez não saibas efectivamente quem são as pessoas do NEEC, pelo menos não conheço ninguém do NEEC que seja moralmente e socialmente agressivo para pessoas extra-NEEC...
Outro dos pontos que me deixou curioso, foi o ponto onde referes o lucro dos convívios. Posso-te dizer que fomos o Núcleo com mais lucro no convívio realizado no Estádio Cidade de Coimbra, tendo obtido mais lucro do que todos os restantes núcleos juntos. Para além disso, a Latada deu lucro, contrariamente à maioria dos núcleos presentes, e aos resultados que tinham vindo a ser obtidos nos últimos anos. A recepção ao caloiro do Pólo 2 também correu bastante bem...Critiquem quando têm que criticar, mas não caiam no erro de criticar o trabalho do NEEC apenas porque não simpatizam com algumas das pessoas que lá estão.
O único comentário apagado foi o que já foi referido aqui no blog, que insultava o Custódio. É vergonhoso sim, que tu venhas dizer esse tipo de coisas para os comentários, tentando lançar a confusão no blog. É triste quando alguém se diverte ao tentar lançar a confusão num blog que se pretendia que pudesse ser a voz dos estudantes do nosso curso.
Para terminar, aproveito por agradecer ao Fernando e ao João Silva, que entenderam o objectivo do blog e do post em questão, dando realmente a sua opinião.
agradeço desta forma o agradecimento por ter dado ideias.
continuando no mesmo esquema de mandar a boca. quem vão convidar do departamento para falar? acho que há imensa gente com capacidades para apresentar trabalhos que estejam a ser desenvolvidos no departamento ou mesmo projectos que estejam a acompanhar e que sejam inovadores.
Abrindo apenas um pouco o jogo, uma vez que o efeito surpresa é sempre mais engraçado, posso desde já informar que não iremos apenas ter convidados portugueses, no que às palestras diz respeito.
Para além, uma vez que por exemplo a ideia da ponte pedonal é uma ideia bastante válida, estamos a tentar trazer o Engº Adão da Fonseca ao nosso Departamento. No entanto, estamos com algumas reticências, uma vez o Engº Adão da Fonseca ainda recentemente se comprometeu a vir falar sobre a ponte pedonal, numa aula extra de Estruturas Metálicas, e infelizmente não compareceu. Daí estarmos com algumas dúvidas, uma vez que receamos que se comprometa a vir, e depois à última da hora cancele, algo que seria bastante desconfortável, tanto para nós que estamos a organizar, como para as pessoas que estão à espera de o ouvir falar. Apesar de tudo isto, devido à importância deste mesmo, tanto no papel de engenheiro como na gestão da AFA Associados, e uma vez que consideramos a sua presença bastante importante, tudo faremos para o trazer.
Quanto ao resto, como já referi, acho que o efeito surpresa será mais engraçado, até porque ainda não temos o cartaz completo, apesar de nos estarmos a aproximar desse mesmo fim.
Para o autor do "Acho uma palhaçada tirarem os comentários.... etc"
Tenho que tecer alguns comentários acerca do que disseste.E consigo perceber que talvez, por esta ou aquela razão, que não saibas que uma organização dum evento não se faz por inscrições.Lol
Quanto ao NEEC/AAC ,acho que o balanço do trabalho (e visto de fora por mim) é positivo, a começar pelo megaconvívio (os resultados falam por si).
Depois dizes que algumas das pessoas foram convidadas...e TU... não, porque talvez essas pessoas convidadas têm provas dadas em outros sitios que não no NEEC/AAC e são uma mais valia para o evento.
Depois acho que te fica mal, e principalmente por este evento ser o que é, estares ai a dizer que "não vão ter capacidade"...pelos vistos és especialista em recursos humanos, selecção de pessoal e previsão futurista...estás no curso errado!!!
Por isso tu que (talvez nunca tenhas organizado nem a festa anos da tua irmã), devias em sítio proprio falar com as pessoas e perguntar onde podes ajudar e quando, certo?isto é um conselho, que é uma boa forma de começar. Porque a falar é que as pessoas se entendem.
A juntar a isso temos a falta de frontalidade pela tua parte, que assinas anónimo...vê-se o quão crescidinho és...
Só para acabar, acho que só tens (e todos no DEC) de ficar contente por se organizar em Coimbra o ENEEC.
Um abraço e Saudações Académicas
Caros colegas,
Desde já, aproveito para felicitar os demais pela criação deste blog, uma vez que é sempre saudável interagir, ou apenas visualizar, espaços de debate.
Embora não me pareça que o clima que tolda o mesmo seja o melhor proponho uma bela solução.
De cada vez que alguém do nucleo coloca um post ou um comment, aparece logo um feedback negativo; ou porque são os tachos de sempre, ou o tipo está-se a armar aos cágados na forma como se dirige aos demais; ou mesmo porque a vizinha não tão boa como ele diz..
Pois bem a solução que proponho é a criação de um link, ou uma caixa, que contenha todas as mensagens de teor menos próprio, salvaguardando-se os nomes a que se referem (eg. ricardobarros -> adalbertino/juskowiak/petit ) de forma randomizada, garantindo que, por um lado não se fira o bom nome das pessoas envolvidas, e que por outro não se proceda à censura completa, como tem sido timbre.
Assim, parece-me que depois de reciclados, alguns desses comments nada mais servirao do que para por a malta a rir, coisa que, infelizmente, ainda pouco vi neste blog.
Opá, se não der, também me contento com um album miss psicologia 2007..
Só para acabar, devo fazer uma referencia pedro ribeiro.
Se bem que muitas das criticas que o anonimo faz possam ser injustas e difamatorias, deves ter em conta que nao é um discurso enxovalhante que esclarece o que quer que seja.
Quando referes “(...)talvez essas pessoas convidadas têm provas dadas em outros sitios que não no NEEC/AAC e são uma mais valia para o evento.”, o que é que queres dizer com isto? Que quem nao presta provas não tem capacidade? Eu acho que a capacidade se revela quando posta em prova e não o contrário.
Ou entao “pelos vistos és especialista em recursos humanos, selecção de pessoal e previsão futurista...estás no curso errado!!!” e “talvez nunca tenhas organizado nem a festa anos da tua irmã” e “(..) vê-se o quão crescidinho és...”.
Epá, eu compreendo que a malta não se fique quando é posta em causa, mas por favor, tenta manter o nivel e não desças ao insulto fácil.
Em jeito de remate, toma como exemplo a resposta, sensata e ponderada, do pjbarreto.
eu fico feliz por o encontro ser em coimbra, mas espero k nas pessoas convidadas n esteja o SR. pedro abrantes (como aki já foi referido) esse Sr. (mto digno, n haja duvida) perdeu as eleições e agr ker juntar-se ao vencedores se for assim, vcs (NEEC) perdem a minha credibilidade pela kual votei em vcs. Por amor de Deus, todos menos esse SR. "Oportunista" (eu topei-lhe logo a pinta no ano em k ambos entramos para aki e vi logo k ele n era de confiança). só para finalizar, espero k o encontro corra bem e k ainda bem k se chegaram à frente para a realização ser em coimbra
aqui o nosso colega foi ingenuo coitadinho... pois se topaste logo a pinta ao colega abrantes foste muito pato em acreditar que esta lista era independente do mesmo... ele nao se esta a colar ao nucleo...
mas espera esquece estas insinuaçoes!... ele nao tem nada a ver com o nucleo! que cabeça a minha! perdoem-me...
anyway as vezes pergunto-me quem é mesmo o presidente do nucleo... raramente vejo o moço que figurava nos flyers...
pessoal que está a organizar o encontro: força nisso pah! não se esqueçam de assinar os vossos nomes nos convites que fazem aos srs presidentes porque pode dar jeito daqui a uns anos quando acabarem o curso!
desculpa lá! eu acredito no actual nucleo só n acredito no abrantes é só isso!
Desculpem lá, o que é q vocês não perceberam com o tema do post?
Este post foi criado com intuito de darem sugestões, opiniões etc.. para o Encontro e vocês andam discutir se o Pedro Abrantes é ou não do NEEC/AAC por acaso tu viste-o no flyer de campanha? Se não te lembras eu refresco-te a ideia, ele não está lá e se quiseres comprovar podes ir á porta do núcleo e veres no organigrama e comprovares que ele não pertence ao NEEC/AAC e em relação ao presidente do NEEC o veres no dep. é porque não o frequentas assiduamente, porque ele se não é todos dias é quase todos tem lá estado, excepto numas 2/3 semanas antes, durante e depois da latada que andou em campeonatos de judo e não é por causa disso que ele não desempenha o trabalho dele.
Por isso quando falares tem argumentos fiáveis para poderes difamares quem tu quiseres. E á parte disso agradecia que não se esquecem da intenção deste post. Colegas nossos souberam entender a mensagem do post e desde já agradeço as suas sugestões e ideias para podermos fazer um grande encontro.
Saudações Académicas
Parece-me que aquilo que teria para dizer, já foi referido pelo Manuel e pelo Custódio. No entanto, queria também dizer, que quando um dos anónimos insinua que o Abrantes é o verdadeiro presidente do Núcleo, entre outras coisas, para além de estar a dizer uma grande mentira, está a insultar a inteligência dos actuais membros do NEEC/AAC, uma vez que se isso acontecesse apenas revelava falta de capacidade.
Quanto ao resto, nem vale a pena comentar, porque mais uma vez se limitam a tentar destruir e nunca a construir. Felizmente existem pessoas que compreendem o objectivo deste blog e vão dando as suas opiniões de uma forma ponderada, algumas delas bastante válidas, e que estamos a utilizar neste momento.
Uma vez que aqui se encontram a maior parte dos comentários, aproveito para dizer mais uma vez, que as inscrições para o Encontro Nacional já se encontram abertas no NEEC/AAC. Qualquer dúvida que queiram esclarecer, podem utilizar os números indicados no cartaz, ou dirigir-se ao próprio NEEC.
Boa sorte para quem ainda tem exames para fazer. Um abraço
PS: vão comentando no post do site do núcleo, dizendo o que faz lá falta
Em jeito de resposta ao colega jose farinha, apenas tenho de dizer o seguinte, não insultei, chamei nomes não fiz qualquer comentário a difamar nem levantei falsos testemunhos.Apenas fui simples, directo e secalhar toquei foi mesmo na ferida para alguns...mas é a vida.
Abraço e Saudações Académicas
Caro pedro ribeiro,
Cada qual é fruto da educação que recebeu.
Se nem consegues reconhecer as barbaridades com que presenteias outros, mas vale a conversa ficar por aqui..
Passando para o assunto do dia, apenas tenho a deixar algumas considerações:
1 - Se a honra do presidente no NEEC é posta em causa, acho que deve ser o proprio a responder à letra e não os demais membros;
2 - Se alguem se candidata a um cargo politico, é bom que assuma o compromisso de estar presente nos momentos mais importantes. Ora, a participação do Diogo num torneio é algo que apenas a ele diz respeito, mas quando isso leva a que ele não cumpra algumas das suas obrigações protocolares, como a latada, é outra coisa. Ele é o primeiro representante do nucleo e tem que ser sempre o primeiro a dar a cara, nao vos parece?
3 - Caso admita que não tempo pás actividades do nucleo, epá, mais vale que se demita, uma vez que só passa uma má imagem do NEEC, e por mais que os restantes membros o tentem defender - entao o custodio já parece mais bombeiro que outra coisa - nunca irao conseguir apagar tal fogo.
Mas afinal em que ficamos?Alguém me explica o seguinte, quem é que organiza o ENEEC?É o nucleo ou uma comissão á parte?se é uma comissão quem são os ilustres?é que acho que isso não está bem claro...pelo menos para mim
nada como uma bela e animada discussão.
voltando ao tema do post acho que era importante o grupo forte que está a organizar a conferência identificar-se como tal para que possam ser esclarecidas dúvidas directamente com os mesmo. pelo que já me foi dado a entender nem mesmo dentro do núcleo estão todos esclarecidos de quem está a organizar. era simpático da vossa parte largaram as reuniões secretas e toda a pseudo-expectativa que querem criar. eu quero saber o que se vai passar. quero saber que visita técnica vai ser. eu quero saber se o encontro merece os meus 15 euros. estou no meu direito, não? já que as inscrições são limitadas tenho o direito de saber o que estou a pagar.
Obviamente que tens todo o direito de saber o que estás a pagar. Eu se estivesse na tua posição, pensaria exactamente o mesmo. Mas brevemente terás mais novidades sobre o Encontro. Tal como deves compreender, estamos em plena época de exames, e tal como tu, as pessoas do NEEC/AAC também têm exames para fazer. Assim, no final desta semana, existirão muitas novidades relativas ao Encontro, que espero que esclareçam as dúvidas existentes. Um abraço
Só tenho a dizer uma coisa caro colega josé farinha, aquilo que tu referes como barbaridades, em que o dicionário define com acção própria de bárbaros; crueldade, desumanidade; parece-me um bocado desajustado ao contexto...parece-me.
Agora tu não podes pressupor que uma pessoa pessoa por ser frontal e directa seja mal educada.
Eu habituei-me a ser frontal, objectivo e honesto, não preciso de advogados de defesa nem que me digam por meias palavras que o que fiz está mal ou errado, e também sei analisar o que fiz.Mas cada é fruto da educação que recebeu, tal eu , tu...A educação tem muitas vertentes e faces e parece-me que também não és das pessoas mais polidas...senão repara "3 - Caso admita que não tempo pás actividades do nucleo, epá, mais vale que se demita" as palavras pás e epá não conheço...e não existem!!(É que fica um bocado mal, ainda por cima um futuro Eng. dar estas calinadas).
Eu só falo daquilo que sei, vejo e... leio não daquilo que pressuponho...não sabes se falo com conhecimento de causa ou não, o que já fiz ou não fiz onde já estive...
Agora cada um faz o seu juízo de valores e na leitura tem de interpretar como ofensa ou crítica, e que pode ser construtiva, parece-me que não leste bem o meu primeiro post, já que quando critiquei também dei alguns conselhos.(Aliás como normalmente faço não deve ser a crítica pela crítica).
Esqueci-me de te dizer (e na mesma linha de criticar mas sugerir algo para melhorar) aqui vai o link para dicionário on-line http://www.priberam.pt/ dá jeito ás vezes.
Agora quando falaste no Cústodio parecer um bombeiro...bem também não estás diferente..quer dizer o Cústodio tem uma causa e um objectivo...tu fazes o mesmo a um "Anonymous" (é que assim tem mais espírito missionário) , pelo menos é o que eu entendo,(e perdoa-me se estou a interpretar mal) se reparares só tu é que acusaste o toque do post...
Saudações Académicas
Atenciosamente
Pedromribeiro
Correcção: Palestra do Rui Furtado da Afassociados...
Caro colega pedro ribeiro,
Para começar, nem sabe o quanto me deixou satisfeito por saber que recorreu a um dicionário e ainda conheça uma das empresas lideres em correctores ortográficos na lusofonia.
De facto, da sua parte, parece-me que tanto eu como os demais leitores assistimos a uma lenta mas progessiva educação da sua parte, o que é sempre de saudar.
Ora repare, enquanto no seu primeiro post exultava um colega, cuja identidade tambem desconheço, fazendo referências à irma do mesmo , acusando-o de estar no curso errado.. entre outras "brejeirices".
Agora já se presta a dissertações enfim elaboradas “Eu só falo daquilo que sei, vejo e... leio não daquilo que pressuponho...não sabes se falo com conhecimento de causa ou não, o que já fiz ou não fiz onde já estive...” que nem o proprio as deverá compreender na sua plenitude semântica..
Embora não tenha por hábito dedicar muito do meu tempo a estas lides, voltarei a abrir uma excepçao para o seu caso.
Para começar sugiro que leia de novo o meu primeiro post, e de preferencia, tente compreende-lo. É facil, parece-me.
Voltemos a algumas das suas pérolas..
“Agora tu não podes pressupor que uma pessoa pessoa por ser frontal e directa seja mal educada.” Esse, certamente será um dos muitos argumentos que o Alberto Joao utiliza para “calar essa palhaçada em lisboa..”
Mas deixemo-nos de rendinhas e passamos ao essencial: “as palavras pás e epá não conheço...e não existem!!(É que fica um bocado mal, ainda por cima um futuro Eng. dar estas calinadas).”
Confesso que não consegui esconder a gargalhada, de tal o meu espanto. Diga-me só três coisas, é estudante de engenharia civil? Alguma vez falou com aquele que é para muitos o melhor prof do dec, o professor ALMEIDA E SOUSA? alguma vez contactou com os engenheiros a “sério”?
É que ainda tem muito a aprender o colega, tal como todos nós.
Mas o colega deve compreender que os “pás, epás e opás!” são linguagem base, corrente e patrimonial da engenharia em portugal! É quase uma questão de identidade profissional. Para além do mais, os “pás, epás e opás” remetem sempre para uma estado de camaradismo que sempre esteve presente na classe.
Não me leve a mal, mas quando acabar o curso serei a 4ª geração de engenheiros civis na minha familia, pelo que, como deve compreender, não aceito lições do que é ser engenheiro de mentecaptos como você, e muito menos do que é ou deixa de ser uma “educação polida”, que pelos vistos ainda tarda em alcançar.
Aos demais colegas, peço a vossa escusa pelo testimonial prolongado e até pelo tom utilizado, mas apenas o faço em defesa do bom nome da classe a que anseio, se deus quiser, um dia vir a pertencer.
Epá, e digo-o com orgulho.
Nós vamos pertencer a uma classe que pá, para além de aliarmos o conhecimento cientifico a intuiçao, nunca temos receio de por as maõs na terra e fazer o que seja necessário para por as coisas na ordem.
É arte e engenho, pá!
E boa sorte para o III ENEEC!
identidade profissional falar epah e pás?!?!?!
conclusão a tirar: "então c*r*lh* vamos as gajas?"
acho que o colega deve estar equivocado... isso é linguagem e identidade talvez da construção civil... mas realmente parece que a verdade veio ao de cima... muitos dos nossos colegas querem tirar o curso para: ora bem... ser construtores civis com uma licenciatura? epah claro que nao! epah faz parte da linguagem comum de engenheiro!....
sim orgulho-me de pretender vir a fazer parte duma classe que alia o conhecimento científico ao prático. não não pretendo vir a pertencer a uma classe que tem como linguagem profissional calão e afins.
Isso faz-me lembrar o sketch do gato fedorento, "dos perna de peru assadeiros" que no final diziam sempre 'tá bem, tá!'.Adaptando aqui para o blog pelo que o nosso colega jose farinha diz...o Engenheiro tem de dizer epá, porque epá é camaradagem...lol
Estou como o colega anterior, e citando-o, "sim orgulho-me de pretender vir a fazer parte duma classe que alia o conhecimento científico ao prático. não não pretendo vir a pertencer a uma classe que tem como linguagem profissional calão e afins."
Acho que gajos como tu pá não precisam de defender a classe, aliás não fazem falta...epá
Se estudamos e estamos no nível de ensino superior, ao menos que falemos bem...
Que cambada de ignorantes..
Vocês alguma vez ouviram politicos a falar??
É que nas tv's é o "sotôr isto, sotôr aquilo" quando entre eles é o "gajo", é o "pá"...
Nunca devem ter lido conversas das escutas telefonicas entre deputados da naçao e ate o proprio presidente da altura..
ahahah! comecem mas é a ler jornais porque fica mal tanta inocencia..
Só uma pergunta, ter linhagem de engenharia é uma condição sinea quo non para se ser engenheiro ou bom engenheiro?
Eu também tive e tenho pessoas com cursos superiores na familia e não é por isso que sou melhor ou pior que os outros nem tenho que fazer referência nem alarde a isso, sou um mero estudante de engenharia.Quanta gabarolice ridicula.
Quanto a contactar com engenheiros, bem faço uma pergunta já alguma vez trabalhaste ou estagiaste numa obra, e não é a carregar baldes de massa?
Porque pelo teu discurso parece-me que tens uma experiência de engenharia ( principalmente através da linhagem) vasta.A chamada cultura de engenharia 'epá'.
O curioso é que tenho lido muitos artigos (de opinão, revistas etc) de engenharia, e curiosamente nenhum referiu a cultura épa já que deve de havar referências a isso uma vez que " epás são linguagem base, corrente e patrimonial da engenharia em portugal".Por exemplo nunca li nada que o Prof. Edgar Cardoso (que foi professor de um famíliar meu e que me tenha contado algum episódio dos muitos que já contou) tenha referido epás ou opás, aliás era uma pessoa com um trato difícil e bastante rígido exigente e um bocado prepotente e arrogante, e estamos a falar de talvez do melhor génio da engenharia português.
Mas agradecia que pusesses aqui refências bibliográficas a um ou mais artigo(s) que refira tal cultura para ficarmos a conhecer, é sempre bom aprender.É que eu só acredito vendo.
Para finalizar,vejo que pelo menos tenho o enorme poder de mudar opiniões e consigo mesmo abrir excepções o que é sempre de saudar, afinal dá-se o dito por não dito, ou pela tua parte num post acima tinhas dito "mas vale a conversa ficar por aqui..".
Personalidades fracas...
"Personalidades fracas.."
E o tipo insiste...
"vejo que pelo menos tenho o enorme poder de mudar opiniões e consigo mesmo abrir excepções"
Aquilo que tu tens é uma tremenda falta de educação.
Experiencia de engenharia. Eu compreendo que não saibas o que é, desde criancinha assistires a conversas e conversas sobre obras que se estejam a fazer, quais os seus problemas, o que fazer para os resolver.
Nao estou com isto a dizer que pelo facto de a engenharia estar presente na minha familia à gerações, e de que muitos engenheiros, e alguns bem reputados, que vejo desde pequeno, me façam um melhor engenheiro.
Aquilo que acho é que não admito que tipos como tu andem a bradar aos quatro cantos o que é ser engenheiro, sem qualquer conhecimento de causa.
E como diz um certo e carismático engenheiro "hoje em dia,
apenas interessa o canudo que diga licenciado..."
E um licenciado, ou "mestre bolognês" não é por si só sinonimo de engenheiro.
Um familiar teu foi aluno do eng. Cardoso.. deve ter sido, ou talvez tudo o que tenhas lido não passe dos lugares-comuns que a generalidade das mini-biografias de revista trazem, mas enfim..
E se achas que estou a por em causa lá o teu familiar, diz-me lá o nome do mesmo, aonde trabalha, e qual o grau de afinidade, e aí tiremos essa léria a limpo.
Até lá, deixa-te de mais tretas e procura o buraco mas é o buraco mais próximo.
Na minha opinião, este forum está a desviar-se do tema que era suposto.
No entanto aquilo que o colega farinha disse tem alguma razao de ser na temática da ética na engenharia.
Aproveitando o tema, bem que podiam convidar o engenheiro segadães tavares, que para além do grande engenheiro que é, guarda sempre algumas palavras para estas coisas da ética na engenharia e do que é ser engenheiro.
Saudaões Academicas!
Por acaso até estava a citar o professor segadães.
Também concordo que se o conseguissem trazer seria uma mais-valia.
Quem é que nao se recorda da conferencia sobre o aeroporto da madeira e as suas 1500 equaçoes resolvidas em excel!!
Abraços!
Pois...parece que a engenharia esteve sempre presente na tua família..só é pena que a engenharia genética não estivesse presente uma vez que degeneraste..para uma aberração.A teoria de Darwin a ti não se aplica. Aliás és a excepção á regra, qye para mal chega para muito pior..estás tu!
Bem se me chamas os omes tenho de ter a fama e o proveito, certo?
barrete enfiado..
talvez se o colega pedro ribeiro tivesse lido bem o post ou pelo menos relido não se enterrava tanto... aqui ninguem estava a atacar a LINHAGEM de ninguem e sim a LINGUAGEM. pelo menos no já referido dicionário da priberam não vem lá como sendo sinónimos...
Isto está a ficar mt parado...
Enviar um comentário